terça-feira, 21 de outubro de 2014

'Boneca de pano': modelo sofre de condição muscular rara

Doença faz com que modelo perca o controle dos braços e das pernas 

Como modelo, Clare-Alana Ford tem que segurar poses por longos períodos. Mas ela pode ficar fraca e flexível a qualquer momento devido a uma rara condição muscular, e se sente praticamente como uma boneca de pano. Com informações do site do jornal britânico Daily Mail.
Aos 22 anos, a modelo sofre de uma doença sem cura que faz o corpo ficar mole e fraco sem aviso prévio.
A condição é chamada cientificamente de ‘miastenia grave’, mas foi batizada de ‘doença da boneca de pano’ e atinge cerca de 15 em 100 mil pessoas no Reino Unido. Ela pode fazer com que a pessoa perca o controle dos músculos dos braços e pernas.
Clare-Alana conta que às vezes, quando vai simplesmente prender o cabelo, sente os braços enfraquecerem e caírem ao redor do corpo. “É difícil e me sinto muito cansada, mas me recuso a ser escrava dessa condição”, conta. “Amo modelar e estou disposta a ter sucesso apesar dos meus problemas de saúde”, completa.
A modelo deu início à carreira aos 17 anos, justamente quando começou a notar os primeiros sintomas. “Um amigo estava procurando modelos durante uma semana de moda em Londres. Achei divertido, então disse a ele que iria fazer”, lembra.
Coincidentemente, nesta época ela começou a se cansar facilmente, sentindo fraqueza sem motivos aparentes. “Estava apavorada por poder cair na frente de todos.”
A modelo conta que estava muito nervosa, mas como gostou muito da experiência, resolveu se dedicar profissionalmente.
Ao ser diagnosticada, nunca havia ouvido falar da doença. “Foi assustador ser diagnosticada com algo que nem mesmo os médicos conheciam muito.”
Em 2013, ela passou por uma cirurgia para remover a glândula do timo, pois há evidências de que o procedimento poderia ajudar na remissão dos sintomas. “Por enquanto, estou tomando medicamentos e tentando não me afetar muito”, afirma, otimista.
Apesar de ter recusado alguns trabalhos por conta da doença, ela se mudou para os Estados Unidos, onde conseguiu novas oportunidades profissionais. “Não vou deixar nada me segurar”, pontua.

Um comentário:

Leticia disse...

Puxa!

Que bom que vc voltou a escrever o blog!

:)

Eu conheci, recentemente, o caso dessa modelo.

Melhoras a todos nós.

Beijos